PALESTRA / CURSO

Carga Horária Total: 8 HORAS
Data Prevista: XX de XXXXX de 2020

Estrutura do Programa e Plano de Curso

  • PÚBLICO - ALVO

    Analistas de crédito, analistas de recuperação de credito e profissionais interessados em adquirir uma visão global do negócio de crédito.

  • PROFESSOR / INSTRUTOR

  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    A temática do curso em tela traz em si, intrinsecamente, a complexidade e sensibilidade das relações humanas, o que demanda a abordagem, de forma sucinta, de assuntos oriundos de diversas áreas do conhecimento. Não se mostra viável a percepção e o enfrentamento de questões relativas à Cobrança e Inadimplência sem, contudo, buscarmos conceitos de outras áreas tais como a Administração, Economia, Direito, etc. Dentro da área jurídica, será necessário valer-se de conceitos das Relações de Consumo, do Direito Civil, do Direito Empresarial, Responsabilidade Civil do Fornecedor de Serviços e Produtos, além de conceitos correlatos à Conciliação e Mediação Extrajudicial e Judicial de Conflitos. Isso sem prejuízo de efetuarmos brevemente uma análise das jurisprudências relativas ao tema.

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    • Informações cadastrais: O Ponto de Partida
    • Conceitos e definições básicas
    • Gestão de processos
    • As Limitações do Código de Defesa do Consumidor – CDC na cobrança de inadimplentes
    • Régua de cobrança
    • A Inadimplência do Mercado Atual e os Reflexos da Crise Econômica – O perfil do inadimplente
    • “Cobrar” é preciso!
    • Técnicas de negociação aplicada à inadimplência: por carta, por telefone, negociação pessoal, fator tempo, fator custo e terceirização
    • “Cobrança Indevida” – Conceitos e espécies
    • Impacto do processo de crédito e cobrança nos procedimentos do setor de contas a receber: o problema da efetividade
    • Gerenciamento de riscos: da prevenção à lucratividade
    • Da interatividade setorial: Comunicação entre setores empresariais e terceirizados como meio de prevenir prejuízos e demandas judiciais.
    • Da terceirização dos setores de cobrança: Responsabilidades legais do tomador de serviços.
    • Protesto e negativação em cadastros de restrição ao crédito.
    • Aspectos jurídicos dos títulos e contratos.
    • Características operacionais e jurídicas do cheque
    • Prazo prescricional
    • A composição amigável e arbitragem extrajudicial.
    • Cobrança judicial
  • INFORMAÇÕES

    • Em caso de desistência, o valor da inscrição somente será devolvido mediante comunicação de até 48 horas antes do início do curso.
    • A IncorpBroker reserva-se no direito de cancelar qualquer curso, caso não haja número suficiente de interessados para sua realização.
    • A IncorpBroker reserva-se no direito de alterar datas bem como locais dos cursos, procedendo com aviso aos participantes com antecedência.
    • A obtenção do certificado só mediante 70% de participação presencial no curso.
    • Qualquer dúvida entrar em contato com: (79) 98134-4789 / (79) 3303-6623.